Os gatos de pêlo comprido eram desconhecidos na Europa até aproximadamente meados do século XVI.


Os gatos de pêlo comprido eram desconhecidos na Europa até aproximadamente meados do século XVI.Os primeiros antepassados do Persa foram importados da Pérsia (atual Irã) para a Itália, no século XVII, por Pietro Della Valle.Mais tarde, Nicolas Fabri de Peiresec, conselheiro do Parlamento de AIX-Em-Provence, trouxe gatos da Turquia para a França (tipo Angorá?).Esses gatos foram muito apreciados pela aristocracia Européia. Luis XV possuía um Persa angorá branco. Na Inglaterra foram cruzados com “persas” de origem turca. Os primeiros indivíduos foram expostos no Crystal Palace de Londres em 1871.Nesta época, foi organizado um programa de criação e de seleção pelos criadores britânicos. Foram Realizados cruzamentos com gatos Angorá para melhorar a pelagem.
Além disso, foi empreendido um trabalho sistemático para aumentar a gama de cores e de motivos resultando atualmente em mais de 200 variedades. Dessa forma, o Persa “Smoke” (ou fumaça), foi exposto em Brighton em 1872.O gato “Silver” foi o primeiro Persa Chinchila exposto em Londres em 1888. Os Persas “Colour-point”, chamados Himalaia nos Estados Unidos e considerados uma raça à parte pela T.I.C.A. e Kmehr (ou kmer) na Alemanha apareceram por volta de 1920.
Os Persas “Tabby”, surgidos há mais de um século, foram expostos em Paris em 1927 sob o nome de “tigrados”.
Ainda no século XIX, os ingleses selecionaram os gatos mais maciços, mais redondos. Nos Estados Unidos, por volta de 1930, os criadores obtiveram um tipo brevilíneo extremo, batizado “Peke Face” (cara de pequinês). O Persa, sem dúvida a raça mais célebre do mundo, participou provavelmente da criação do Gato Sagrado da Birmânia e do British shorthair

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: