Shih Tzu


Seria certamente o resultado de um cruzamento entre o Lhasa Apso, cão tibetano, e o Pequinês, cão chinês. Em 1643, a dinastia Manchu recebeu de presente do Dalaï Lama pequenos cães denominados “Cães Leões” (Shih Tzu). Durante muito tempo foi apreciado como cão de corte e a última imperatriz da China criou alguns no palácio da “Cité” até 1908. Em 1923 foi formado em Pequim um Kennel Club. Foi 1930 que Lady Browning trouxe à Inglaterra as primeiras espécimes.O Kennel Club inglês o reconheceu em 1946. No mesmo ano, na França, a condessa de Anjou constituiu uma criação desses cães e declarou as suas primeiras ninhadas à Sociedade Central Canina em 1953. A F.C.I. reconheceu a raça em 1954.Sua população é menor do que as do Pequinês e do Lhasa Apso.
Aspecto Geral
CabeçaLarga e redonda. Stop marcado. Cana nasal de um comprimento de 2,5 cm. Focinho largo, quadrado, curto. Cabeça eriçada com pêlos recaindo sobre os olhos. Bigodes e barba abundantes. O pêlo que cresce para cima sobre o focinho dá um aspecto de crisântemo.OlhosGrandes, redondos, sombrios ou mais claros de acordo com a pelagem.OrelhasGrande, com pavilhão auditivo longo. Portadas caídas. Elas são abundantemente guarnecidas de pêlos que elas parecem se fundir com os pêlos do pescoço.CorpoMuito longo, cheio. Peito largo, bem fixado, sólido. Quartos traseiros fortes.MembrosCurtos, musculosos, boa assatura. Patas arredondadas, firmes. Boas almofadas das plantares.CaudaFixada alto, mantida em cimitarra sobre o dorso. Forma um penacho abundante.PêloLongo, denso mas não forma anéis. Uma ligeira ondulação é admitida. Bom subpêlo.PelagemTodas as cores são admitidas, mas a faixa de pêlos brancos na testa e o branco na extremidade da cauda são altamente avaliados nos multicolores.TamanhoNo máximo 26 cm.PesoDe 4,5 a 8 kg.
Temperamento, aptidões e educação
Vivo, muito ativo, independente, esse cão calmo, meigo e alegre, precisa muito de afeição e ternura. É o mais extrovertido dos cães asiáticos. Indiferente com relação a estranhos, ele late para prevenir da sua presença. Sua educação deverá ser firme, porém com suavidade.
Conselhos
É destinado a viver na cidade, mas precisa de exercícios. Saídas diárias são indispensáveis. Não gosta da solidão. Deve ser escovado e penteado diariamente. É fortemente recomendado amarrar o pêlo sobre a cabeça. Banho mensal. Ele teme os calores fortes. Vigiar o estado dos olhos.
Utilização
Companhia, guarda.

• Conheça os produtos específicos para o Shih Tzu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: