Exemplo de Proteção e Cuidado com os Animais !!



Em Americana, Estado de SP, é o nosso exemplo de como deve ser conduzida a política de proteção aos animais

Diferentemente do CCZ, lá não há problema de superlotação dos canis, os cães estão fortes e há uma política de incentivo à adoção de animais.

Quem acessa o site da Prefeitura já vê um link com as informações necessárias!!.

Com o slogan Adote um Amigo, a Administração municipal distribuiu panfletos e veiculou propagandas na televisão e em outdoors. “Além disso, protecionistas (pessoas que atuam em defesa de animais) vêm até o canil, tiram fotos dos cachorros e divulgam em sites e jornais”, afirma a veterinária responsável pelo Núcleo de Controle de Zoonoses (NCZ), Aneli Marques Neves.

No site, a pessoa interessada em adotar um cachorro recebe informações sobre como deve proceder, além de orientações sobre posse responsável. “O tempo de vida médio de um animal é de 12 anos. Orienta os novos donos a perguntar à sua família se todos estão de acordo, se há recursos necessários para mantê-lo e verificar quem cuidará dele nas férias ou em feriados prolongados”!!

Outra sugestão para a adoção é a de estudar as características e as necessidades da espécie escolhida, como raça, tamanho e espaço físico necessário. “Forneça abrigo e alimentos adequados, vacine e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove e exercite-o. Zele pela saúde psicológica do animal, dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele”, completa o comunicado.

Qualquer cachorro que esteja sob guarda do NCZ e seja doado é castrado e recebe um microchip para a identificação. “Só doamos cachorros castrados e chipados, que é uma forma de determinar a posse responsável”, afirma a responsável pelo canil, Patrícia Cristina Mattos. Desde dezembro passado, todos os cães do NCZ passaram a receber o chip de identificação.

Entre os vários benefícios do mecanismo, destaca Patrícia, estão a identificação em caso de roubo, abandono e maus-tratos. “Quando um animal com microchip é abandonado, o dono é autuado e paga multa”, explica a veterinária.

A microchipagem de animais estabelece uma integração entre o NCZ com clínicas veterinárias e organizações não-governamentais (ONGs). Para evitar que os animais procriem e aumentem as situações de abandono, Americana incentiva a castração de cães e gatos.

Quem tem animal em casa também tem direito à castração, que é feita de forma gratuita. “O interessado tem de procurar o posto de saúde perto de casa e preencher uma ficha, que será encaminhada para o NCZ”, afirma Patrícia. Um grupo de veterinários voluntários e de estudantes de veterinária trabalha em conjunto com o NCZ nessa operação. fonte: Cosmo On Line

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: